sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Já queira, já quero!!!

Treinar no Parque da Jaqueira à noite não é o que se pode chamar de "o treino", com o próprio nome em anagramas pode-se dizer: jaqueira (por que existiam muitas jacas?), já queira ou queira já e não fique só querendo, vá de verdade!
E lembre-se da letra a seguir:

José
Mestre Ambrósio
"Não fique de boca aberta Zé
Em cidade que for chegando..."

Embora a pista seja bastante disputada, dá pra se aproveitar um bocado! Primeiramente, na mudança de habitat, outros ares, outros olhares, outros pares de pernas ao seu redor!
A competitividade motiva o atleta e lá não foi diferente!
Vários grupos, vários teams, vários solitários, badaladores, gente nova, média, da boa idade, enfim tinha de tudo e o tudo era tanto que chegava a trapalhar...

Mas quem tá na chuva é pra se molhar, lá fui eu com meus sachês de mel:
1º km: 05':20''
2º km: 05':30''
3º km: comecei a sentir o peso, engordei 4kg!!!
5km : 29':55''
+ 1km e: 35'15"
Após um breve descanso a energia volta e a vontade é de fazer tudo novamente, mas a hora me chama, não sou destas bandas, tenho que voltar pra Olinda!
Mas, valeu!
Uma curiosidade, você já se viu correndo?
Tem gente que corre muito engraçado!!! Passos curtos, passos largos, pés pra dentro, canela pro lado, interessantíssimo!
Mas que em nada se compara ao dever cumprido!
Hoje, tem de novo, só que na terrinha!
Pois, domingo "o bicho vai pegar", Tropa de Elite saia da minha mente, kkkk!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Zeus! Meu Zeus!

 Essas fotos são só um aperitivo do meu bebê! Aqui ainda dá pra pegar ele no colo! Está com 2 meses e dias!
Tão fofo que não dá vontade de largar!
Acho que essa é a fase mais linda do Pastor Alemão, enquanto é pequeno!
                                
Totalmente dependente! Com lampejos de autonomia! Só quem já tem ou teve um sabe como é! Sobra energia pra este filhotinho!   

Este ossinho e uma bolinha de borracha que tem um apitinho são a festa dele, além de um pedaço de toalha que ele arrasta pra todos os lados! Parece mais um dos personagens do Charlie Brown, o Linus (que tem um cobertor azul inseparável!)
Engraçado que a toalha de Zeus também é azul, ou pelo menos o que restou dela! Kkkkk
Hoje agradeço a Deus pela recuperação dele!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

As 4 Estações!

No dia 23 de setembro iniciou-se a Primavera! Em nossa região fica meio difícil de discernir com clareza as 4 estações! Em algumas de nossas cidades (Garanhuns, Taquaritinga...) percebe-se um pouco mais a chegada da Primavera, com temperaturas mais amenas, a sensação de "ar-condicionado" predomina em grandes áreas, o que faz com que as flores tenham um maior destaque e durem um pouco mais, para a nossa contemplação! Temos até o Circuito do Frio, em Julho, fazendo juz ao inverno!
Mas em nossa Região Metropolitana e grande Sertão, parece que é verão o ano inteiro, com algumas exceções de variações climáticas de uns ano para cá, o Sol continua a brilhar e o calor não dá mole pra leão!

Imagine só correr sob essa "lua" escaldante!
Há quem diga que somos loucos! Há quem admire nossa coragem! Há quem nem se atreva a por o pé na rua, imagine correr então!
Treinar num domingo no Parque Treze de Maio, às 09:00 da manhana não foi tão grande idéia. Primeiro porque acordei tarde. Inventei de assistir Tropa de Elite 1 e 2 no sábado à noite, pense que fui dormir querendo matar tudo quanto era bandido e mais da metade dos políticos do Brasil, aff, estes filmes nos trazem bem pra realidade, e o que me dói é que ela não é boa.
                                  
"O problema do ser humano é seu louco e descontrolado coração. É violento por natureza. É mau, enganador e traiçoeiro. É perverso, é sanguinário e cruel. A educação pode camuflar seu comportamento. Pode-se ensiná-lo a mascarar suas intenções. Pode levá-lo a vestir camisa branca, terno e gravata, mas não pode transformar seu coração.Continuará sendo desonesto e egoísta, mas sofisticado. Por trás dos discursos inflamados em favor da paz, promoverá a guerra. Cinco dos países que mais lucram com a venda de armas fazem parte do Conselho de Segurança da ONU", diz Alejandro Bullón, em um de seus livros "Sinais de Esperança".
Resumindo, fui dormir agitada.

Passar a noite sonhando com Capitão Nascimento é brincadeira, ainda bem que em sonho tudo pode, e pode até não acontecer nada e acabei perdendo a hora, tentando prolongar o sono mais um pouco!!! Ai,ai, nem uma casquinha...
Acordei, ainda com o capitão na mente, mas 8kms me esperavam, bem esses eram os meus planos...
Cheguei às 09:15h, o sol já tava pra lá de Bagdá e eu, praticamente, tomando banho de água mineral pra refrescar! Corri 5km dos 8kms planejados. Fui trotando até o Atacado dos Presentes, mas sinceramente, tava quente demais! Entrei na loja, salva pelo ar frio do ar condicionado, que me fez sair do Deserto do Saara para uma colina ventilada!
Não faço mais isso, pelo menos tentarei não fazer. Treino de manhã no máximo às 08:00h para longas distâncias, fora isso só uns trotezinhos para não ficar parada.
Dia 02 tem corrida na cidade! Ah, como eu gostaria que fosse à noite!



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Treinos noturnos

Treinar à noite é bom demais! Tirando minha cegueira noturna (miopia, bem) o resto tá valendo! Após uma semana parada, estacionada, volto aos desafios!

A ansiedade da volta faz a gente cometer loucuras, sair em disparada é uma delas, num ritmo mais forte que o habitual, parece que as energias extras "pedem" pela exposição, "quero sair, quero sair, não pertenço mais a este corpo!", e digo, é bárbaro!
Ter novamente as sensações de liberdade e desapego me levam longe..., mas não tão longe que não dê pra voltar, e a volta sempre mais contemplativa, o cansaço faz admirar a paisagem, já tão conhecida dessas idas e vindas!

Percurso novo é disso que preciso! E de horários novos também! Correr à noite é mais tranquilo, preciso de obstáculos temporais para me adaptar melhor às corridas de rua, que são sempre pela manhã!
Se bem que a vontade é de dizer:
- Ô vontade de uma corridazinha noturna pra variar!

 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O "quengo*" das corredoras!!! *Quengo = cabeça, cérebro, mente...


Só de olhar pra esses dois, boa coisa eles não estão tramando! Quem não se lembra de João Grilo, o "quengo*" mais fino do Nordeste e Chicó, "num sei, só sei que foi assim"!? Pense em dois artistas fantásticos! De fazer sorrir e de fazer chorar!
E, até hoje, na história do cinema nacional, não vi dois cabras mais desenrolados do que eles em "O Auto da Compadecida"!
Corredoras que se prezem, tem que desenrolar! Então hoje foi o dia das confabulações para o treino de domingo! E-mails pra lá, e-mails pra cá, telefonemas, pesquisa no google e..., tá quase tudo pronto, com a excessão de um fato efêmero na vida de uma de nossas corredoras, kkkk!
Estamos na área, domingo, Olinda nos espera, com ladeira ou sem ladeira, com pandeiro ou sem pandeiro, com dinheiro ou sem dinheiro...êpa, só não pode faltar coragem! Embaladas ao som de Marim dos Caetés, lá vamos nós!
Subornadas por uma deliciosa sobremesa, atacaremos esfomeadas os kms deste percurso!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cheirinho de dia bom...

Bem, não podemos chamar isso de "a foto", mas este é um pedacinho do meu filhote, tinha feito 2 meses (21/08/2011), a data da câmera tá errada, kkkkk!
Não é que eu precise melhorar o foco, é que Zeus não para quieto meeeeeeeeeesmo! Tô feliz da vida porque ele já está melhor, traquinando e fazendo graça! Falta entrar no eixo com a ração, mas no mais, está de volta, assim como eu!
Estou animadíssima com a possibilidade de voltar a malhar! Após 10 anos initerruptos de academia tive que priorizar: faculdade, trabalho e outras coisas, tomaram-me todo o tempo! E agora depois de 11 anos longe, me organizo para voltar! Mas não pensem que fiquei 11 anos parada, alternava entre bike, nadar no mar, frescobol e umas corridinhas!
Foi quando a bike quebrou e as águas marítimas não estavam mais tão atrativas (estavam sujas mesmo) que a corridinha foi ganhando terreno! Não perdia a oportunidade, sempre que tinha que ir a algum lugar, aproveitava, calçava o tênis e ia correndo! Na casa de amigos, uma ida ao mercado, ao correio, ao banco, enfim, pra correr, só bastava uma desculpa!

E hoje, vejo-me na iminência de conciliar o retorno à academia com os afazeres diários!
Eu estava precisando mesmo fazer isso, pois a musculação ajuda bastante no fortalecimento dos músculos...bem, músculos protegem ossos, e não vou dar mole pra lesões!
Essa semana tá com cheirinho de começar bem!
Vou dar uma treinadinha hoje, pois final de semana me espera com uma tal de Ladeira da Misericórdia!
Bjus!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pistas, pistas, pistas...


Após dias de enfermeira de Zeus, é hora de voltar a cuidar de mim! Voltar aos treinos é viver como um cubinho de acúcar (por favor, não acreditem em quem lhes disser que os cubinhos no desenho acima são marshmallows, senão não fará sentido minha teoria,kkk!): ou você fica inteiro ou se entrega para fazer parte de algo maior!
Viver na defensiva; intacto, seco, incólume...
Ou dar a cara pra bater e pular de uma vez nesse chocolate quente e adocicar o caminho!
Mesmo ocupada esses dias, vou caminhando para o trabalho, entre idas e vindas dá 40 min diários, um pré-aquecimento, tudo pra não ficar parada!
Alimentação de rainha, mesmo com horários apertados, o lanche de plebéia vai suprindo as necessidades!
Não posso emagrecer, já sou magrinha pra minha altura!
Não posso, não posso, não posso!
Já emagreço nas pistas...
Perco peso "facinho, facinho", então preciso reforçar!
Ontem tive notícias do meu amigo-treinador, José Carlos!
Entrou no blog, viu o nome dele e me ligou emocionado!
Vai ter corrida dia 02/10 do Cicorre!
E tô muito afim de fazer trilha pra mesclar com os treinos!
Por esses dias recebo minha bike de volta, que será mais uma amiga nos dias difíceis!
Zeus só poderá ir quando tiver maiorzinho, vai fazer 3 meses ainda!
Fabiana tá marcando um treino super-secreto nas ladeiras de Olinda! Eu, como Olidense que se preze, não posso fazer feio! Cynnara que se cuide, que a ladeirinha de João Pessoa é baba pra daqui!
Ladeira da Misericórdia, aí vamos nós!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

E a vida? E a vida o que é, diga lá meu irmão?


Após 4 dias de ansiedade, fé, desespero, esperança, agonia e amor, vem a calmaria...
Cada coisa vai se arrumando...
"Aos seus, Deus dá enquanto dormem..."
Ele vai reinando na sutileza...

Vou começando a ver a alegria de Zeus voltar!
Seus olhinhos castanhos brilham como a primeira vez que nos vimos, tão pequenininho em minhas mãos...
Com ele venho exercitando minhas aptidões de mãe!
Graças a Deus, ele está melhorando!
Olho pro meu terraço e vejo ele coberto...
A sombra vai refrigerando a alma...
A beleza de um desejo realizado, vai confirmando que a fé não costuma falhar...
Quando tratamos tudo com amor o negócio anda...
                                          
 Voltei a me organizar para os treinos, já penso detalhadamente nas ladeiras de Olinda, como mais um obstáculo a ser vencido!
"E a vida? E a vida o que é, diga lá, meu irmão?
Ela é a batida de um coração?
Ela é uma doce ilusão?
Mas e a vida? Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é, meu irmão?
Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo,
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo,
Há quem fale que é um divino mistério profundo,
É o sopro do Criador numa atitude repleta de amor.
Você diz que é luta e prazer,
Ele diz que a vida é viver,
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é, e o verbo é sofrer
..."

Chego a dizer que ela é tudo isso e muito mais, depende do caminho que você segue, das estradas que você anda e de que tipo de bagagem você carrega.
Ruas e avenidas me aguardem, pois a "mamy" de Zeus tá voltando!
Abraços!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

E o rio encontra seu caminho...


Por mais que nos desesperemos, não tem jeito, o rio encontra seu caminho...
                                               
Às vezes fico pensando que Deus fica de lá de cima olhando pra gente aqui embaixo correndo, tentando esticar o dia, se comprometendo com o que sabemos não dar tempo de cumprir, porque simplesmente queremos fazer o intangível. E a essa correria vamos agregando sentimentos demais, tudo vai se agigantando ao nosso redor e finalmente chega o momento de parar e deixar na mãos de Quem pode tudo: Deus!
É fato: não entregamos a Ele antes, os nossos fardos; ficamos arrastando pra cima e pra baixo, perdidos e doídos!
Querendo resolver, querendo fazer, acontecer...
Percebeu que quando você vai sozinho galgando seus méritos e seus feitos, se você não tomar cuidado, começa a germinar uma soberbazinha que vai crescendo e virando uma erva daninha?
Nada contra subirmos nossos degraus da existência com orgulho, ética e dignidade! Mas desde que saibamos que tem Alguém maior e que toma conta de nossa vida de uma maneira espetacular; nenhum outro conseguiria...
E se não tivermos consciência disto, queridos, quando o problema surgir, a gente se desespera...
É claro que existem pessoas mais "equilibradas", "centradas", ou seja lá o quê...

Mas quando o sapato aperta o nosso calo, é difícil não dizer que tá doendo!
Sou ansiosa por natureza, tento me controlar, mas não dá!
Se é algo que me interessa então...aff!
Às vezes dou importância demais a determinadas coisas...
E outras que teriam tudo pra me balançar, não fazem nem vento!
Tem dias que me acho o máximo, mas também tem aqueles que balançam minhas torres gêmeas (tico e teco),kkk!
Tem horas que em meio ao desespero, alguém precisa manter a calma (já estive dos dois lados!)!

Ao quase final do dia tenho boas notícias, embora com as pernas da calça encharcadas por uma chuva repentina, páro e agradeço ao Senhor por terminar tudo bem!
Zeus foi consultado por Ana Paula, um doce de pessoa, e o diagnóstico: ele não está tão ruim, tá doente, com virose, ficar molinho é normal, mas tá bem melhor do que foi descrito por mim, ao telefone! É o ritmo natural das coisas, ele foi melhorando...! E eu ansiosa!!!

Cachorro receitado, terraço coberto, ops, faltou telha, fui comprar, priminho tá de folga, então pôde ajudar, vai lá buscar,valeu, obrigada,... pronto! O que tinha pra terminar em frustração, vai terminando em lição de calma e "no stress"!
Graças a Deus!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Meu Zeus tá doente...

Eu enlouqueço com cachorro doente, não suporto a dor e não admito que isto aconteça com o bichinho...
Cuidamos tanto...
Ele não quer comer desde ontem...


Passei o domingo observando cada passo...

Já chorei, já pedi a Deus que o cure...

Liguei para uma amiga veterinária, pode ser que seja só uma virose e receitou remédios, mas o que eu queria mesmo era estar lá em casa com ele.

Tô no trabalho, tenho que cumprir com minhas obrigações.
Que este dia termine logo...
Quero ir pra casa...
Quero cuidar dele...
Sniff, sniff...
* Fui em casa na hora do almoço, comprei o remédio receitado e dei, tô aguardando notícias...
Tô louca pra chegar em casa...

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Casa ou Lar? O que é que você tem?

Após vários meses à procura de um pedreiro, enfim consegui! Casa onde mulher comanda é sempre mais criteriosa, bem, pelo menos aqui é assim!
Cada pedacinho que ajeitamos, que terminamos é uma felicidade! Em se tratando de casa, tudo que se termina é um ponto a menos pra se preocupar! Estou ansiosa, porque de tanto pedir, Deus me ouviu! Assim como peço para terminar minha casa, peço também para que fortifique o meu lar!
Sendo filha única, depois que perdi meu amado pai há 6 anos, minha mãe é que tem sido minha fortaleza e Deus meu Escudo e Baluarte! Felizes aqueles que aproveitaram os pais em toda sua plenitude... e ele eu aproveitei...

Mas o que dizer quando um pai não vê sua filha amadurecer..., não vê o que sua filha se tornou..., não vê que ela começou a correr... radiante e orgulhoso ele estaria! Em meu coração ele vive, mas não o vejo diante de meus olhos... A saudade é imensa...
Porque não fomos feitos para morrer... A eternidade foi posta em nosso coração e não sabemos o que fazer quando perdemos quem amamos...
Quando corro, penso em todos esses detalhes para o tempo passar... Cada corredor tem sua história, seus posts pessoais! O tempo voa e a cada passada a vida muda. Muda e não se cala (me permitam o trocadilho)! Meu pai construiu um lar, por isso as paredes refrigeram a alma, o chão acolhe todo aquele que nele pisa e o teto cobre com paz e tranquilidade os que nele abrigam!
Minha casa e meu lar são assim, como coração de mãe e pulso firme de pai, neles você sempre encontra um abraço!
Um saudoso final de semana!
*Amo você João, meu pai!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

IV Corrida Abertura do Verão em Olinda 8,5km

                   
Gente, nem tava sabendo desta corrida! Recebi a notícia por e-mail no dia 5 de setembro, fiz a inscrição meio sem saber se ia ou não ia. Acabei confirmando e fui!
Amanheceu meio nublado (como acontece na maioria dos "7 de setembro") chegou até a chover, mas ainda assim, eu fui! Dormi mal à noite, não tava muito legal!
Fui pra tentar melhorar o corpo e a mente, fui, mas não vi rostos amigos, apenas alguns conhecidos de outras corridas! Tava sozinha em Olinda!
Largada atrasou e o tempo melhorou! Ainda nublado foi dada a largada! Eu tava com a cabeça nas nuvens e os pés no chão, mas só esta letra "Infinita Highway", dos Engenheiros do Hawaii, poderia descrever como me sentia:

""Você me faz correr demais os riscos desta highway
Você me faz correr atrás do horizonte desta highway
Ninguém por perto, silêncio no deserto,deserta highway
Estamos sós e nenhum de nós sabe exatamente onde vai parar


Mas não precisamos saber pra onde vamos nós só precisamos ir
Não queremos ter o que não temos nós só queremos viver
Sem motivos nem objetivos estamos vivos e isto é tudo
É sobretudo a lei Dessa infinita highway... 
 

...Não queremos lembrar o que esquecemos Nós só queremos viver
Não queremos aprender o que já sabemos Não queremos nem saber
Sem motivos, nem objetivos Estamos vivos e é só
Só obedecemos a lei Da infinita highway

Escute garota, o vento canta uma canção
Dessas que a gente nunca canta sem razão
Me diga, garota: "Será a estrada uma prisão?"
Eu acho que sim, você finge que não
Mas nem por isso ficaremos parados
Com a cabeça nas nuvens e os pés no chão
Tudo bem, garota, não adianta mesmo ser livre
Se tanta gente vive sem ter como viver


Estamos sós e nenhum de nós Sabe onde quer chegar
Estamos vivos sem motivos  Mas que motivos temos pra estar?
Atrás de palavras escondidas Nas entrelinhas do horizonte
Desta highway(?) Silenciosa highway


"Eu vejo um horizonte trêmulo, eu tenho os olhos úmidos"
"Eu posso estar completamente enganado
Posso estar correndo pro lado errado"
Mas "A dúvida é o preço da pureza" e é inútil ter certeza
Eu vejo as placas dizendo "Não corra", "Não morra", "Não fume"
"Eu vejo as placas cortando o horizonte
Elas parecem facas de dois gumes"


Minha vida é tao confusa quanto a América Central
Por isso não me acuse de ser irracional
Escute garota, façamos um trato:
"Você desliga o telefone se eu ficar muito abstrato"
Eu posso ser um Bealte, Um beatnik, ou um bitolado
Mas eu não sou ator e eu não tô à toa do teu lado
Por isso garota façamos um pacto:
"Não usar a highway pra causar impacto"


Cento e dez, Cento e vinte,Cento e sessenta
Só pra ver até quando O motor aguenta
Na boca, em vez de um beijo, Um chiclet de menta
E a sombra de um sorriso que eu deixei
Numa das curvas da highway""

Nos 4 primeiros kms, não conseguia me concentrar em nada, só em ultrapassar o máximo que eu podia, quem estava a minha frente! E fui fazendo fila, num ritmo mais forte do que eu poderia aguentar! Na metade da prova o sol deu o ar da graça e esquentou pra valer!

Reduzi, cansei e me intimei a não desistir, aumentei de novo o ritmo pelas forças do além! Digo a vocês que não corri só, corri que nem uma louca que não sabe para onde vai, corri para extravasar meus medos, meus problemas, meus sonhos, e cheguei apenas para terminar a prova, cheguei como se faltasse uma passada que não era a minha...

E, como de tudo acontece, acabei conhecendo um pessoal do Acorja, da Jaqueira!
Mas minha cabeça não estava ali...

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A Independência de um Brasil que não faz jus ao seu passado


Às vésperas de mais um 07 de Setembro, data comemorativa da Independência do Brasil, vamos ler a seguir, uma reportagem que refere-se, mais especificamente, a um novo olhar sobre  à História do Brasil, tão contada e recontada nesta época do ano:

"Eduardo Bueno, o Peninha, é um gozador. Escritor de estilo invejável, Bueno sabe falar de coisas sérias de uma forma totalmente escrachada, cheia de humor.

Ao se decidir por recontar a história do Brasil (que é muito mal contada nos livros didáticos com seus erros e omissões absurdas), Bueno diz que buscou lançar um olhar na história pelo viés jornalístico. Daí a leveza do seu texto. O que fez Eduardo Bueno se interessar por escrever livros de história foram, segundo ele conta com um senso de humor incrível, as torturantes aulas ginasiais no Colégio Anchieta em Porto Alegre.Ele não poupa críticas à forma como se ensina História na escola até hoje. Diz que o colégio poderia ser "o começo de uma experiência transcendente, mas não é". Bueno traz consigo a certeza de o conhecimento está ao ar livre e é muito mais dinâmico do que o repassado aos estudantes na sala de aula. Foi viajando, conversando, refazendo caminhos, reconstruindo fatos relatados pela metade ou omitidos pela história oficial contada nos livros didáticos que Eduardo Bueno fez a sua "fama e fortuna", como ele costuma dizer em tom de deboche.

Definindo-se como "
um cara ligado à cultura pop", Bueno tem a convicção de que para que os livros de histórias sejam agradáveis é preciso encantar e seduzir o leitor. "Quando você ler um livro de história e não entender nada, a culpa é do escritor e não sua. A leitura tem que ser prazerosa", afirma. Para ele, o momento de escrever ainda é árduo e solitário. Ele comanda todo o processo de produção do livro: escreve, diagrama, edita, ilustra, legenda. "Por isso os meus livros são muito editados", afirma.

Eduardo Bueno não fala. Ele tem convulsão verbal. Mas não cansa o ouvinte. Pelo contrário. Encanta. A figura excêntrica do quadro "
É muita história", do Fantástico (Rede Globo), é ainda mais excêntrica pessoalmente. Inquieto, cheio de trejeitos gaúchos, fala extremamente articulada e rápida, Bueno teria, sim, que ser contador de história. É uma espécie de humorista das palavras. Um showman das letras. Por isso mesmo ele tem sido alvo de críticas diversas por parte de acadêmicos empolados, que não gostaram da forma como ele recontou a história do país. " (Fonte: site: politicacompimenta, de Luis Valério)

É claro que excessos existem: de seriedade ou de humor!
Mas como historiadora (licenciada) afirmo que o meio-termo pode ser o melhor caminho a seguir! Posso ler os livros de Bueno, e, entendê-los mais facilmente, devido a sua linguagem e posso também pegar algum renomado historiador e ir confrontando os acontecimentos! Nada me impede de somar as situações!
Só a “atratividade” não pode ser o fim para todas as coisas, se não viveríamos todos em uma tenda de circo. Mas podemos usá-la para que o caminho não seja tão árduo e no final das contas entendamos, que os palhaços também  choram!

Para quem vê o 07 de Setembro apenas como um feriado, aproveita o dia de folga do meio da semana!
Mas para quem ainda lembra das lutas e dos sofrimentos que a maioria pobre viveu; faça valer o sangue derramado nas calçadas de tantas revoltas e poucas revoluções! E não se deixe enganar, os grandões raramente dão a cara para bater! Que não tenhamos apenas espírito de patriotismo, mas busquemos a justiça! Use bem o seu voto, faça valer os seus direitos, cumpra suas obrigações!

E venha dar uma corridinha em Olinda, na abertura do verão! 8,5km te esperam!
Porque ninguém é de ferro! kkkkk

Bjus! Nação corredora!

37ª Corrida Duque de Caxias 21 de Agosto de 2011!

Hum! Que massa! Correr no dia do Aniversário! 37ª Corrida Duque de Caxias! 37 anos!
E essa foi boa! Nada de chuva! No Rio; a Meia Maratona, e aqui...ah aqui tudo de bom!
Pra falar a verdade só faltaram os parabéns da galera da geral! Sair do 2º Jardim de Boa Viagem para o Forte do Brum, foi uma maravilha! É claro que começar a corrida em um lugar e terminar em outro não agradou a muita gente. Mas eu tava saltitante, diferente da Nassau. E quem eu conheci? Cynnara! Também comentarista do Bora Correr 21? da(Fabiana). Espevitada, como toda paraibana que se preze! Fotos para registrar!

(Cynnara e eu)
 Saiu para pegar o chip e não a vi mais!  Prazer enorme te conhecer!
Embalada ao som da Kesha "Blow"[radio] e Black Eyed Peas "Boom, boom, pow", fui em busca do potinho no fim do arco íris! Dessa vez deu pra admirar o Cais, beautiful, pela manhã! O sol pegou pesado, mas a vontade de chegar tava maior! E chega o viaduto, pasmem, "não me amarra viaduto não, nem sua altura-ha, viaduto não, a perna dura-ah"!
Não renego viadutos, nem pontes, não me perguntem o porquê, mas corro tranquila por eles, bem, pelo menos não vi ninguém me passar na subida! Já eu, passei por alguns! E pra descer todo santo ajuda, e o pior é que ajuda a todo mundo! Quando olho pra trás lá vem o amarelão de camisas!  Quem que já passou dos 30 e não se lembra do Grupo Art Popular (pagode) ? Eu não era fã, mas essa música não me deixava parada! Toda vez que desço uma ladeira correndo, lembro-me dela: "Sai da frente"
Amor, eu não consigo viver mais sozinho, amor
Preciso de você
Do seu amor e de um pouco de carinho, amor
Tô querendo te ver

Preciso de sambar, preciso de sambar
Samba assim com Art Popular
Preciso de sambar, preciso de sambar, Iaiá
Ah, iaiá

Lá, na ladeira, samba assim com Art Popular
Na ladeira, é diferente balançar
Na ladeira, ginga com o swing desse bar
Na ladeira, é diferente o balançar

Eu não consigo viver mais sozinho, amor
Eu não consigo viver mais sozinho amor
Ô ô ô ô,ô ô ô ô, sai da frenteQue eu preciso de sambar, de sambar, e de sambar e de sambar

E cheguei, resultado:
Tempo: 00:49:45
Colocação    categoria
    18º        fem 35 a 39
    94º         geral fem
* Tô baixando o tempo!
Feliz da vida! Mais uma etapa! Sai da frente!


Carregando pedras!


Muitos filmes sobre esportes ou livros de auto-ajuda mostram que a chave do sucesso é agir como se já estivesse lá! É questionável para quem fica parado, mas para quem tá no trampo dia-a-dia é um vislumbre cada vez mais próximo! É tangível, é mensurável, é palpável, enfim, é possível!
E quando conseguimos? Como abster-se da felicidade do momento, se em nosso mundo pessoal ansiamos por um pedaço dessa glória?
Sei que não dá pra sair por ai exibindo nossas pequenas-meias-grandes- vitórias, mas que dá uma vontade dá, ô se dá! O reconhecimento, o merecimento só sabe quem batalha, e o caminho é árduo!
Tem dias que minha humildade vai para o espaço e meu bem,  afirmo: “-Hoje, nisto aqui, eu fui a melhor; fui boa, fui ótima, fui um espetáculo!” Seja em que área for: trabalho, estudos, enfim, quando se arrebenta, arrebenta! Pode não ser nada pra quem faz o que eu faço dez vezes melhor ou mais rápido, mas pra mim é ouro!
A euforia vai passar  e novos desafios virão, mas enquanto isso deixo-me  flutuar um pouquinho a uns 10cm do chão, kkk!  “Enquanto o 2º explica, o 1º comemora!” Então sejamos vencedores também nos nossos 2ºs,3ºs  lugares, porque pouquíssimas pessoas sabem o que tivemos de ultrapassar pra chegar até aqui!
Então, flutue! Mesmo que seja só para você em frente a um espelho!




 É bom ver, desfrutar e dividir desse espírito esportivo! Digo sempre: é bom ver pela tv, é bom ver passar, mas, o  melhor ainda é estar lá!!!! Participando, competindo, ganhando de você mesmo! Pois quando ganhamos de nós mesmos, ganhamos pra nós! Ganhamos saúde, estórias, amizades, algumas dores é bem verdade, mas totalmente superáveis pelo prazer de chegar! Correr é um dos poucos esportes que  só se depende de você mesmo! Não ter ninguém para culpar depois, nem pra vitória, nem pra derrota! Outro sonho: Se a gente conseguisse atingir um número desmedido de pessoas, estaríamos contribuindo pra tirar muita gente boa do ócio, das drogas, das causas ditas "perdidas"! Fácil não é, mas começar já deixou de ser difícil!
Abraços!

Pós-Maurício de Nassau ----- Pré-Duque de Caxias


Aos vencedores: a glória! Aos raladores: o descanso!
Após a Maurício de Nassau...
Essa semana só corri dos problemas,kkk! Entrei numas de dar uma engordadinha pra rechear o esqueleto e consegui 3kg(após 3 meses)! Pensa que é fácil, não mesmo! É luta...! Vou correr a de Duque de Caxias (21/08) no meu niver! 

Finalmente consegui falar com meu amigo-treinador que viajou! Ele está bem, trabalhando e correndo nas manhãs geladas de Sampa!  Bons treinos, descansos, sossegos!!!! Pra ele e pra todos nós!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O "olhar" muda!

Pois é, o “olhar” muda, os objetivos mudam e meu amigo-treinador José Carlos (Carrita) mudou-se, foi trabalhar em São Paulo. Fiquei só. Solitariamente em minhas passadas noturnas, e cheia de saudades das brincadeiras e do ritmo de um cara que, quando se tratava de correr, tava sempre de bem com a vida. Faz diferença SIM treinar acompanhada. Sozinha parece que perdemos o entusiasmo. Na Bíblia diz: Em Eclesiastes 4: 9-11 “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante.E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” É isso! Fiquei triste, porque fiquei só; mas fiquei feliz porque aqui não tava legal pra ele, sem oportunidades. Então, que os ventos mudem e tragam pra todos o prazer de se encontrar, seja aqui ou lá! Abraços!

A coragem que a gente não vê!

Temos apenas uma vaga idéia do que seja coragem, até que alguém chega e mostra pra gente! Mostra que um passo a mais é possível!
Mostra que dizer obrigado, não te faz inferior! Mostra que ser gentil é melhor do que ser grosso! Mostra que a sinceridade tem seus momentos, mas não todos, pois, pode machucar! Mostra que humildade vem com todos, mas nem todos a exercitam! Mostra que o amor é o que rege o mundo, e que aquele friozinho na barriga é paixão! Amar é um ato de coragem, de muita coragem, de que muitos se escondem, se sabotam e se derrotam sem nem ao menos terem tentado! Coragem pra fazer a coisa certa mesmo que o nosso orgulho vá pelos ares! A coragem de olhar nos olhos de quem se ama e dizer: obrigado por me fazer uma pessoa melhor!
Essa é minha homenagem a todos aqueles que caminham, que correm, que voam; seja o motivo qual for, vocês já começaram e são vencedores das dores, doenças, preguiças, tempos, paces, kms! São desbravadores de seus limites e amantes do vento na cara, da camisa suada de prazer, de superação, de saúde e de gratidão a Deus pela Vida!

2ª Maratona Maurício de Nassau


Cheguei por volta das 06:10h! Muita chuva, mas tudo bem! Estava equipada: água, mel e coragem! Sinceramente, não gostei muito da corrida...
Meu joelho começou a doer depois do 2º km, foi um tormento! Terminei em 1 hora e 5min no meu cronômetro, que também deu o "tchiu-tchi", não marcou a quilometragem, endoidou de vez, aff!
Apelei para todas as lembranças da minha vida, para ignorar a dor que estava insuportável: tabela periódica, preço de roupas, casa do cachorro, reforma do banheiro...
Enfim, o que me levou adiante: 1º Deus e 2º um playlist nota 10! Até o vento tava contra... não parei, nem andei, mas quase não saia do lugar. Tem dias que só a vontade não basta, quando a dor se faz presente, o medo vem junto...
Medo de piorar o que já estava ruim, então reduzi bastante o ritmo para não desistir.
Parece que meu corpo e minha mente estavam desconectados... 
Não senti a mesma alegria das corridas anteriores, mas cumpri o prometido!

"Tudo tem seu modo, até as plantas!"


Segue o relato que ouvi anos passados:
“Ei, você pode cuidar das minhas plantas?”
“E molhei as plantas… Molhei de manhã, de tarde e de noite. Toma água! Um dilúvio de água sobre as pobrezinhas. E elas iam ficando cada vez mais meladas, mais murchas, depois amareladas e descaídas, sempre molhadas, e, depois de um tempo, estavam todas quase mortas. Alguém chegou lá a tempo de salvar as plantas do meu amigo de morrerem de excesso de cuidado sem entendimento e sabedoria. Sim!Quase as matei de cuidados sem conhecimento.”
Conclusão:
Foi dado a elas tudo que era essencial à vida, especialmente água, mas numa quantidade desmedida e em horários impróprios, sem falar que certas plantas não pedem água, e que outras querem apenas ter um pouquinho de umidade na terra, ou apenas drops na raizinha…
Então, comecei a aprender que nem tudo o que é essencial à vida faz bem sempre, pois, na hora errada, do modo errado, e sem o conhecimento próprio, a administração dos bens mais excelentes e mais divinos entre os homens (qualquer deles), pode vir a fazer mal a quem recebe.
O que é bom para um em certas medidas e volumes de afetos e cuidados, para outro pode ser o enfraquecimento que faz murchar e até morrer.
Fazendo uma analogia ao nosso corpo, esse body, bem cuidado, bem dosado, transforma-se numa potência para os nossos sonhos ou para nosso ego! Após uma bateria de exames vejo quão frágil e forte é esta ossada revestida de hum-hum, músculos e com uma capinha para proteger: do sol, da chuva ou do delicioso (por ter sido cumprido), mas nem sempre doce o castigo das dores pós-treinos.
É isso aí, cuidar dor corpitcho, sem esquecer da mente, faz bem muito bem! “Mens sana in corpore sano!”
Abraços!

Registrando: PLANETA EXTREMO! Em 03/07/2011

Bom dia, corredores de plantão! 
 Hoje, deixo meus parabéns ao maratonista e atual recordista da Antártida: o brasileiro Bernardo Fonseca! Gente, o que é aquilo??? Excelente matéria do Fant.neste domingo: PLANETA EXTREMO! Quem viu, viu que não corre-se só pra si, corre-se para homenagear: quem já partiu, quem tá do lado, quem ama de paixão, quem dá força, quem perdeu tudo, quem pensa que é tudo (o americano não aguentou), foi bárbaro! 42 e 100Km no gelo! Só de pensar já dá calafrios! Lá não dá pra ir de sunga não! A não ser que seja por baixo dos zilhões de roupas para esquentar! Lugar onde, nesta época do ano, é sol 24h! É lindo, mas é sofrido! Parabéns mais uma vez pra todos nós brasileiros que ficamos cada dia mais orgulhosos e em especial aos recifenses! Fica a frase: “O sofrimento é passageiro, mas o desistir é para sempre!” Então, nada de desistir, porque qualquer dia a gente se encontra! Abraços!

Treinos de Julho: drops, músicas e chuva!


 Para os doloridos de plantão, kkkk! (que nem eu)
Ficam estes versos para o final de semana:
"Ei dor, eu não te escuto mais / Você nao me leva a nada / Ei medo, eu não te escuto mais / Você nao me leva a nada. E se quiser saber pra onde eu vou / Aonde tenha sol / É pra lá que eu vou” Musiquinha, pequenininha: “O Sol”, de Jota Quest, mas que venha com grande força ! E que venha o sol, pois de chuva já basta a semana! (Meus tênis estão encharcados, kkkk)
A Maurício tá batendo na porta!!!!!! Fica o recado: correr é bom, e se cuidar é melhor ainda!
 Engenheiros do Hawaii – A Revolta dos Dândis l e ll, das antigas, demais pra correr! Refrões::::
“Eu me sinto um estrangeiro / Oh! Oh! Oh! Oh!
Passageiro de algum trem / Oh! Oh! Oh! Oh!
Que não passa por aqui / Oh! Oh! Oh! Oh! / Que não passa de ilusão… ”
(esses estrangeiros correndo pelo mundo afora…)
“Esquerda e direita, direitos e deveres, /Os 3 porquinhos, os 3 poderes /
Ascensão e queda, são dois lados da mesma moeda / Tudo é igual quando se pensa Em como tudo deveria ser
Há tantos sonhos a sonhar, há tantas vidas a viver
Nossos sonhos são os mesmos há muito tempo
Mas não há mais muito tempo pra sonhar ”
Show, massa demais! Saudade deles!
Abraços!!