quarta-feira, 25 de abril de 2012

Domadora de leões!

Corri no sábado! Corri no domingo! Domei meu Garmin!Pequenas distâncias, para tarefas divertidíssimas!!!
Certos presentes não usufruí quando era criança, por exemplo, era louca por uma bicicleta, mas meu pai nunca me deu. Dizia que do jeito que eu era afoita, iria passar direto com ela para a pista e me acabar em frente a um carro! Bem, dramas à parte, é claro que eu não ia me jogar na frente de um carro, mas não podia garantir que não chegaria perto da pista,kkk!
Criança é bicho danado e comigo, nesse aspecto, não foi diferente, pegava a bicicleta maior (do meu primo) e trocava com uma amiga pela menor e saíamos meio-dia em ponto para pedalar!
Isso chama-se "secura": estar seco, sedento, ávido pelo prazer de andar de bicicleta ou de fazer tudo que era novidade!
Mas, dizia a ele (meu pai): "Quando eu trabalhar comprarei minha bicicleta" e assim o fiz, com 20 anos comprei a danada hu-hu, ia pra um monte de lugares, com pista ou sem pista! Mas os conselhos nunca pararam: "Cuidado por anda, preste atenção aos carros...!" Enfim, se tratando de pai, mesmo com a idade, pouca coisa muda!

Hoje tenho duas bikes (uma quebrada e a outra emprestada)kkk, vou ajeitá-la...
Outro sonho era ter uma piscina, é daquelas enormes de verdade, ah, os sonhos...

Há 3 anos comprei uma de 1000 litros,kkk "quem não tem cão caça como gato", e com esse calor, meu bem, qualquer coisa que abarque água tá valendo! Foram vários sábados e domingos me refrescando sem dar um passo fora de casa, sem falar no bronzeado que estava sempre em dias!

Hoje, são raras as vezes que me entrego ao deleite do sol escaldante e da água sempre fria daqueles 1000litros...
Montada no quintal, porém vazia e sempre coberta...
O ressecamento do plástico vai me dizendo que é hora de trocá-la...

Mas antes que isso aconteça tem um camarada que vive à espreita..., olhando, cheirando, lambendo, mordendo, e ficando de fora até segunda ordem!

Neste sábado ao chegar do meu longuito, peguei meu Zeus pela coleira e tchibum na minha piscina cansada de guerra... Quer dizer, minha não, agora é dele!



Lindo demais!
Pastor Alemão é cachorro inteligente, num instante aprende as coisas, no início tremia de medo para poder entrar, eu que coloquei ele dentro e em menos de 5 minutos já tava fazendo carreira do lado de fora e pulando com toda euforia que se pode imaginar, era água pra todo lado! Deu uma furada em um dos lados com as unhas arrasadoras, nada que uma fita adesiva não resolva... temporariamente!
Pra esta alegria: NÃO TEM PREÇO!

Morro de rir com suas descobertas e é claro que no domingo ele(Zeus) queria MAIS, MUITO MAIS!
Estava dando pulos em cima da piscina tampada...
Uns belos carões e umas horas de castigo em sua casinha, o fizeram repensar o assunto, kkkk!

E esse final de semana? Tem treino?
Tem, sim senhor!
Tem Zeus na piscina?
Tem, sim senhor!

E o meu abraço pra você!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Quero estrear meu Garmin!

Doidinha para estreá-lo!
Embora me falte uns clicks para desvendá-lo completamente, estou indo bem...
Detesto programar utensílios... rádios, relógios, home, aff.
Mas, fazer o quê?
Quem quer água tem que abrir o coco!
Mas estou aceitando sugestões, não consigo acertar a hora.
E nem me mande ler o manual, pois lá não tem.
Ai, preguiça, preguiça, preguiça....

terça-feira, 10 de abril de 2012

Qual é a tua? Sol ou Lua?

Corrida de manhã ou à noite? Compare e escolha

A corrida é um dos esportes mais populares da atualidade - não exige grandes investimentos e ainda pode ser feita em qualquer lugar a qualquer hora. O que nem todo mundo sabe é que cada período do dia oferece vantagens e desvantagens que podem afetar o desempenho do praticante. "A umidade do ar, a concentração da poluição e até mesmo a temperatura são fatores que devem ser levados em conta na hora de definir um horário para incluir o esporte na rotina", aponta o personal trainer Rafael Lago, da Test Trainer. Vejamos então, os pontos positivos e negativos de correr de manhã e de noite. Confira.

Temperatura
Manhã: "Os primeiros horários da manhã costumam ser os de temperatura mais amena e, portanto, os mais recomendados para correr", aponta o personal trainer Rafael. Segundo ele, o calor excessivo a partir das 10 horas causa maior desgaste físico e pode levar ao hiperaquecimento corporal, ocasionando queda da pressão arterial e até desmaio.

Noite: sem sol, esse período do dia geralmente é mais frio. Porém, o ar gelado costuma deixar os músculos mais contraídos, sendo necessário, portanto, um alongamento caprichado antes de começar a corrida.

Umidade
Manhã: procure horários do dia em que a umidade do ar esteja razoável, pois, quando está baixa, pode afetar o desempenho do corredor, principalmente se ele sofrer de problemas respiratórios, como a rinite. "O ar seco precisa ser umedecido pelas vias aéreas nasais, podendo causar irritação, o que prejudica a
respiração do atleta", explica a cardiologista e médica do esporte Silvana Vertematti.

Noite: como o oxigênio é um dos combustíveis que permitem a prática de exercícios, a pessoa pode perder o ritmo se a respiração estiver prejudicada. À noite, a umidade do ar também pode estar baixa. Procure escolher treinar após uma chuva no fim da tarde, por exemplo.

Poluição
Manhã: a cardiologista especializada em medicina do esporte Isa Bragança, sugere correr no período da manhã para ficar menos exposto à poluição, já que a movimentação de carros é menor na madrugada. "No período da noite, o ar estará carregado de poluentes de carros, motos e caminhões, o que pode atrapalhar a respiração de quem está treinando".

Noite: nesse período, o ar fica carregado de gás carbônico e pobre em oxigênio. A alta concentração de poluentes pode desencadear acessos de tosse, irritação nasal e até uma dor de cabeça. Segundo a cardiologista, é melhor optar por sábados e domingos, que costumam ser menos poluídos do que os dias de semana.

Perigos

Manhã:
de acordo com Rafael Lago, correr na rua é muito perigoso seja de manhã ou de noite pela falta de respeito dos motoristas. Mesmo assim, o dia oferece uma vantagem: "Você consegue ver obstáculos com mais clareza e ser visto mais facilmente por quem está dirigindo".

Noite: a menor visibilidade aumenta o risco de acidentes. O mais indicado é optar por parques ou praças que tenham piso liso e que sejam bem iluminados.

Roupa

Manhã:
"O ideal é usar roupas claras, que absorvem menos calor", recomenda a cardiologista Isa Bragança e abusar do filtro solar e usar acessórios como óculos de sol e boné nas primeiras horas do dia.

Noite: não há qualquer restrição de cor, segundo a cardiologista. Mas fique atento ao tipo de vestuário - e isso vale para o período da manhã também. Usar peças muito justas e pouco elásticas, impede uma boa movimentação.

Alimentação

Manhã:
grande parte das pessoas que pratica
exercícios pela manhã parte para o trabalho em seguida, o que exige tempo cronometrado para cada atividade. Com disciplina, entretanto, é possível seguir a agenda sem problemas. O problema surge quando o atleta acorda um pouco mais tarde e decide pular o café da manhã para não atrasar o cronograma. "Seu corpo gasta energia até mesmo enquanto você dorme e, por isso, precisará de nutrientes ao despertar", alerta Silvana Vertematti.

Noite: quem não consegue seguir os horários da manhã à risca pode obter mais vantagens ao correr à noite. O treino provavelmente será depois do expediente e, com isso, haverá tempo de sobra para planejar a alimentação adequada.

Relógio biológico

Manhã:
não adianta. Algumas pessoas simplesmente não funcionam no período da manhã. Segundo Isa Bragança, o relógio biológico individual deve ser levado em conta no momento de definir o horário da corrida. "Para algumas pessoas o esforço parece dobrado se feito de manhã", brinca. Neste caso, prefira correr à noite, quando sua concentração é maior e seu desempenho certamente será melhor.

Noite: Se você é do tipo que não consegue dormir cedo e costuma ser mais ativo no período noturno, então provavelmente seu rendimento na corrida também seria maior de noite. Mas fique atento a sua rotina. Chegar em casa exausto todos os dias desestimula prática do exercício nesse período.

Bem, não é novidade que amo correr à noite! Mas infelizmente o nosso calendário de corridas privilegia o horário da manhã, então o que fazer?
Venho procurando, ao máximo, estabelecer metas de horários: um dia de manhã e outro à noite, não todos os dias, o corpo precisa de descanso, mas sem muitos intervalos, se não o bicho pega!

Abraços!