terça-feira, 29 de maio de 2012

O que vem por aí...

Corrida nova se aproximando!!! Dia 16 de Junho!
Nova: não, mas será minha primeira!


49ª Corrida da Fogueira!


E será num sábado, à tardinha, olha que beleza!
Faz uns meses que comentei com amigos corredores que estávamos precisando de uma corridinha à tarde. E o comentário veio sem demora: "Tinha a Corrida da Fogueira..."

Pois é, ela está de volta, e com ela grandes encontros!
Percurso (pra mim) novo! Estou torcendo para que seja marcante, já fiz 1 ano de "estrada", então, além de divertida, espero que meu tempo seja bem melhor!

Andei garimpando, observando umas atividades de complementação à corrida..., tô amadurecendo a ideia!

Meu amigo de treinos e corridas, tá criando asa, kkk, está indo a qualquer hora dar suas corridinhas, sem depender desta que vos escreve! Ô coisa boa, é ver mais um louco por estas pistas da minha cidade!
Voa Emanoel, voa!

Mês de Junho, além de corrida e São João, tem check-up para ser feito: exames de sangue (fiz hoje) e cardiológico, me esperam. O qual faço de bom grado, 
"pois com saúde é que se brinca"
 adoro esse trocadilho!
Ah, meu amigo José Carlos, que foi para São Paulo, não virá nestas férias, como havia combinado para correr a Maratona Maurício de Nassau, que peninha!
Mas fiquei feliz pelo motivo: ele conseguiu um emprego melhor!
Então até o ano que vem, Carrita!


E pra quem está por aqui, que tal fazer 21km na Maurício de Nassau?  Eu? Eu tô querendo!!!


Beijão a todos!











sexta-feira, 11 de maio de 2012

Brincadeira de Criança

Ontem, quinta-feira, me enchi de coragem e fui exorcizar meus estresses, numas 10 voltas no Parque da Jaqueira!
Chamei meu amigo Emanoel e fomos para o embate!
Confesso que sair de Olinda para a Jaqueira, com todo este engarrafamento, não foi fácil, mas vou abrir um parêntese para uma observação, no mínimo, curiosa: o ônibus!
                                                  
Com as paradas todas loucas aqui por Olinda, devido às construções de pistas, elevados, pegamos o ônibus quase na esquina de casa e para nossa surpresa, o ônibus era novo e supermacio, parecia "ônibus de viagem", não se ouvia nenhum barulho e muito menos sentía-se os solavancos de freadas bruscas, aff, o mundo tá acabando!
Das duas, uma, ou faz tempo que andei de ônibus ou o mundo vai acabar mesmo, com um ônibus tão confortável, kkk!
Eu e Emanoel parecíamos crianças admirando o quase impossível! Êpa, cadê o motor? Raptaram o motor do ônibus! Aquela busanfa que atrapalha a nossa entrada pela porta dianteira, não estava lá, ôxe, o motor sumiu e com ele o barulho insuportável de motor "passado"!
A evolução chegou aqui, kkkk! Brincadeira de criança!

Chegando no nosso destino, já na primeira volta encontrei Anízio (Corredor Endorfinado) no término do seu treino funcional, tá chique demais!
Voltando ao destinos das 8 ou 10 voltas...
Lá pelas 4 e tantas, Emanoel inventou de correr por umas escadinhas, rampinhas, tudo que era "inha" ele tava passando, resumindo: perdi as contas das voltas, o Garmin me deu um banho, o abacaxi foi caríssimo, mas me diverti!

 
Só não foi melhor porque perdemos o ônibus na esquina do Parque, e tivemos que esperar meia hora, exatamente, meia hora! Também, quem manda morar longe!




Tenho um amigo que escreve em seu perfil do msn:
"bonito, solteiro e moro perto!", esse foi esperto!

O estresse? Ficou espalhado na pista da Jaqueira...

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Treino funcional deixa corpo tonificado e a mente em equilíbrio!

Ele estimula vários grupos musculares ao mesmo tempo e melhora as funções cerebrais!

O treinamento funcional virou febre nas academias do mundo todo e também é sensação no Brasil para quem quer perder peso, definir músculos e "desenferrujar" . A idéia do treino é que, diferentemente da musculação, que trabalha grupos musculares distintos em cada exercício, o objetivo do treinamento é trabalhar o corpo de forma global.

"Para quem é atleta, o treino pode se basear em aperfeiçoar movimentos do esporte praticado, como golfe, basquete ou tênis, e além disso, trabalhar os movimentos funcionais do corpo, como abaixar e levantar". "Um executivo, que trabalha o dia inteiro sentado, por exemplo, faz um treino funcional onde ele potencializa a movimentação do quadril e das pernas", explica o preparador físico Edson Ramalho, do Studio Personal.

O treino é bastante variado, com movimentos bastante específicos que estimulam, além dos músculos, as funções cerebrais. Um agachamento sobre uma prancha de desequilíbrio trabalha o abdômen e a coluna e pode parecer aparentemente simples de se executar. "Sobre uma prancha, a pessoa não está somente preocupada com o agachamento em si, mas também estimula o cérebro para manter o equilíbrio", completa.

Resultados
Segundo Edson, o treino funcional apresenta resultados mais rápidos por conta das diversas áreas em que um mesmo exercício pode trabalhar ao mesmo tempo. "A variação é um fator que maximiza o treino, principalmente para quem tem mais de 30 anos. A musculação, por exemplo, é um exercício repetitivo e o corpo acaba se adaptando". Durante o treino, usa-se muito o sistema neuromotor (por exemplo, pernas e braços no mesmo exercício), gastando assim mais calorias do que no treino convencional. "Um treino funcional trabalha coordenação, equilíbrio, força e resistência", completa o personal. 

Aparelhos e acessórios
Agora que há certeza de que os resultados irão chegar, é hora de descobrir quais serão os aliados neste percurso. O crossover é o aparelho mais comum, que possui dois cabos flexíveis presos à hastes de ferro, e que possibilitam maior mobilidade do que os aparelhos de musculação convencionais. "Os aparelho funcionais não demandam uma sequência repetitiva de movimentos", afirma Edson.

Os acessórios permitem maior criatividade na hora de desenvolver o exercício. Há a medicine ball, o disco de equilíbrio, pranchas de desequilíbrio (lateral e frontal), hastes para pular e também escadinhas. Para visualizar como funciona a execução de um exercício funcional, Edson exemplifica: imagine um quadrado. Em um dos cantos, está uma bola de 5 kg. A pessoa deve agachar, pegar a bola e levantá-la em direção ao teto duas vezes. Depois, ela se vira e há uma plataforma onde ela deve fazer um salto lateral duas vezes. O exercício dura 1 minuto. "Saltos laterais são bem difíceis de serem feitos no dia a dia, e o treino funcional permite isso", completa.  


Objetivos à vista
Se há uma busca por resultados específicos, o treino funcional é um forte aliado. A seguir, o preparador físico dá as dicas das formas mais eficazes de conquistar força e ganhar massa.

Músculos de aço: para ganhar força, o treino funcional oferece o powerlifting, que é a arrancada e levantamento típicos de corredores olímpicos.

Massa magra: Edson aconselha, primeiramente, buscar uma nutricionista para montar um cardápio rico em proteína e pobre em carboidrato. A seguir, é proposta uma sequencia de exercícios com maior carga e menor repetição, e um descanso maior entre os exercícios.

Subindo de nível
Quando os exercícios que envolvem bola e pranchas parecem não fazer mais o efeito de antes, é hora de subir de nível no treino funcional. E, para isso, é preciso fazer uma nova análise. Segundo Edson, é analisado o nível físico, a coordenação, postura, quantidade de gordura. "Também é avaliado se houve evolução nos exercícios neuromotores", completa.  
Quem pode fazer
Não há restrições para o treinamento funcional. Segundo o preparador físico, também não há distinção entre o treino feminino e o masculino. "O que geralmente acontece é que as mulheres preferem dar mais ênfase a alguns grupos musculares, como o bumbum, enquanto os homens preferem trabalhar o tronco", explica.

Academia em casa
É possível levar o treino funcional para casa. Mas, como salienta Edson, é preciso ficar atento à respiração e a postura, para que os exercícios ao invés de ajudar não prejudiquem!

Saiba o que é treinamento funcional e propriocepção!

Esses dois tipos de treino são as palavras da moda no mundo fitness.

Tradicionalmente, os sentidos são classificados em cinco: paladar, tato, olfato, audição e visão. Existem, entretanto, sentidos conhecidos por somáticos, que coletam informações sensoriais (dor, temperatura e posicionamento) e enviam ao sistema nervoso central.

O sentido de posicionamento recebe o nome de propriocepção e envolve aspectos estáticos e dinâmicos. O aspecto estático provê a orientação consciente de uma parte do corpo em relação à outra e o aspecto dinâmico envia ao sistema neuromuscular informações sobre a freqüência e a direção dos movimentos.

Apesar de haver várias definições para propriocepção, este termo pode ser resumido como "o sentido das articulações", ou ainda, o processo que permite ao corpo manter estabilidade e orientação enquanto se movimenta. 

Sempre que criamos propositadamente situações de instabilidade trabalhamos os mecanismos proprioceptivos de maneira voluntária (ex: uso do core board, bola suíça, rolo, rubber bands, extensores, pranchas de equilíbrio etc). Por outro lado, em situações dinâmicas onde a integridade de alguma articulação ou ligamento for colocada em risco, o mecanismo proprioceptivo atuará involuntariamente, através de reflexos inconscientes, de maneira a proteger tal articulação de uma eventual lesão (ex: quando pisamos num buraco, vários músculos se contraem rapidamente, tentando evitar que o tornozelo seja lesionado). 

Treinamento funcional é o programa de exercícios planejado para desafiar, ampliar e melhorar a atuação dos mecanismos proprioceptivos e gerar melhor postura e maior equilíbrio.
Ao contrário dos localizados, os exercícios funcionais solicitam diversos músculos simultaneamente, em cadeias. As seqüências incluem exercícios lentos para promover conscientização do movimento e exercícios mais rápidos e bruscos, onde a instabilidade criada externamente provoca respostas inconscientes ou reflexos. 
Os melhores programas de musculação e de ginástica de hoje em dia devem incluir o treinamento funcional em seu planejamento. Na musculação, especificamente, já existem linhas de equipamentos (como o Switching) especialmente desenhados para trabalhar os músculos em cadeias - o equipamento não tem banco, o praticante exercita-se em pé e tem um consumo calórico bem grande. Experimente! Fique atento às novas tendências e busque sempre um programa de exercícios completo, que inclua o treinamento funcional! 

*Escrito por: Companhia Athletica

terça-feira, 8 de maio de 2012

Ombros fortes!

Dia de corrida é como dia de festa! A roupa, o tênis, o monitor, o gel, o cabelo, os óculos, enfim são tantos detalhes que  parece mais que vamos para um casamento!
E é impossível fugir das comparações, homens, mulheres, cada qual a seu modo! Corpos magros, atléticos, outros, nem tanto, pernas, abdôme, braços, ops, braços?

Pois é, corremos com as pernas, então os olhares vão direto para elas...
Nas academias observo o desespero das mulheres para ficarem com o "coxão" e quase nunca ouço alguma dizer que quer ficar com o braço forte (nada de músculos enormes), muito menos com os ombros "definidos"!

Mas, digo a vocês, que o movimento repetitivo dos braços por algumas horas, feito de maneira inadequada, pode até lesionar ombros que não estejam preparados para o embate!
E mantê-los fortes, é o que ajudará no desempenho(evitando dores ou lesões) do corredor!
E, de quebra, podem deixá-los, bonitos de se ver!





Fortalecer os músculos desta região é realmente importante para fins estéticos, quanto funcionais. Ombros fortes reduzem consideravelmente a possibilidade de traumas (entre os mais comuns e frequentes citamos o das lesões no manguito rotator do ombro). Ao mesmo tempo,  ombros tonificados e bem definidos, por meio de um treinamento adequado, atribuem maior harmonia ao corpo e aumentam o famoso efeito de "V" da coluna.
  
Indicações da antomia muscular do ombro: a articulação do ombro é inteiramente coberta pelo músculo deltóide e de forma mais profunda pelo manguito rotator do ombro. O deltóide é dividido, a grosso modo, em 3 partes: anterior, lateral e posterior. O deltóide é o músculo que eleva o braço e o desloca em todas as direções.


 O ato de treinar os membros superiores, desde que feito na intensidade correta determinada por um profissional, não te fará ficar com aparência masculina, acredite. "A mulher pode achar que o ombro vai ficar largo, que fazer peitoral influencia nos seios, o braço vai ficar grosso, mão calejada. São mitos que são besteira", garante o professor de Educação Física Eduardo Santarelli. Perder o preconceito e encarar o treino dos membros superiores te ajuda a queimar mais calorias e, de quebra, fortalecer o famoso "músculo do tchau", o tríceps. O professor lembra que existem treinos com intensidade mais baixa, que irão definir e tornear os membros superiores. 

Então, garotas, braços fortes e bonitos podem deixá-la incrível naquela regata cavadinha, tenho várias, eu adooooooooooooooro!