sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Um é pouco, dois é bom e três é demais!


 
Um é pouco, dois é bom e três é simplesmente demais!

Não, não é o que você está pensando...

 Variar os esportes é uma boa opção para quem busca desafios!

 “Muitas vezes você se pega “estressado” para ir treinar. Será que isso é bom ou ruim? Pode ser ruim porque está gerando um estresse pequeno. Por outro lado, é preferível passar por este estresse a ficar sem praticar esporte, o que, de uma maneira ou de outra, ajuda na melhora da qualidade de vida – inclusive no aumento do limiar da resistência aos fatores de estresse.

Esportes “simples” já são um ótimo motivo para estimular as pessoas à prática da atividade física, e ainda existem alguns outros, caso do triathlon e das corridas de aventura, que combinam três ou mais modalidades entre si.

Praticar uma modalidade ou três unidas pode ser a mesma coisa, ou ter suas diferenças. O triathlon e a corrida podem durar o mesmo tempo. Uma corrida de 12 km pode durar 1 hora, assim como um short triathlon, no qual o praticante nada 750 m, pedala 20 km e corre 5 km. Já se falando em Ironman, a coisa muda de figura, pois só provas de ultramaratona de corrida duram o tempo de um Iron (entre 10 e 12 horas). Mas a corrida de 12 horas pode ser mais lesiva do que a troca de modalidades do triathlon.

 Pensando no atleta morador de um grande centro, como será que ele faria para administrar o triathlon?

Já fui atleta profissional de triathlon e hoje nado, pedalo e corro como amador, participando ou não de provas, mas sempre tentando manter o equilíbrio físico e mental.

Assim sendo, o título desta coluna, no meu caso, funciona com o “três é demais!”, não no sentido do excesso, do exagero, mas como um prazer triplicado!

 Muitos triatletas o fazem simplesmente pelo prazer de praticar uma modalidade esportiva dinâmica, variada e encarada como estilo de vida. Achei que, ao deixar a carreira profissional, fosse simplesmente parar. Não aconteceu, e passei a realizá-la pelo simples gosto e também por ser um ótimo estímulo para conhecer novos lugares e pessoas. Ultimamente participei apenas de provas de corrida, por falta de tempo, mas não deixo de dar minhas pedaladas e nadadas sem compromisso, fazem bem e me deixam para o momento em que resolva fazer algum triathlon.  

O triathlon no Brasil é uma febre, um estilo de vida de muitos ou simplesmente um esporte igual a qualquer outro. Muitos corredores se lançam a novos desafios como o triathlon e a corrida de aventura, esportes multidisciplinares, exatamente pela variação de atividades.” 

 Nadar, pedalar, correr, enfim tem pra todos e todas!!!

Engraçado que já pratiquei estes 3 esportes, só não em conjunto, assim, tipo: TRIATHLON!!!

Vontade não me falta!

Só não vale ficar parado!

 Abraços!

 * Texto: Por Marcello Butenas, Diretor Téc. da Butenas Assessoria Esportiva.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário