segunda-feira, 16 de julho de 2012

Natal: Tudo planejado, tudo diferente!








Amigos, 
este será o post mais dramático de todas as minhas corridas!
Ê, Gilmar, agora, também sei o que é se planejar para um momento e acontecer tudo diferente do que imaginamos...
* (as fotos colocarei depois, pois este computador é tão arcaico que não pega meu celular nele)
O Planejado:
Inscrição feita com mais de 1 mês de antecedência, e transporte acertado com amigo de corrida, para o motorista e 3 passageiros (eu, inclusa). Iríamos e voltaríamos no mesmo dia, ok, maravilhoso!

A Mudança: o dono do carro levaria também alguns parentes para um aniversário de família em Natal, resultado: alguém dançaria na parada das vagas...
Amigo que é amigo faz assim, se dança um dança todos, recolhemos o bloco e pensemos numa saída...

A saída: Emanoel, que também tem parentes em Natal, faz a proposta para sua mãe, a qual também vai para Natal!
Ok, voltamos ao Planejado, ir e voltar no mesmo dia, agora no carro da mãe de Emanoel!

Quinta-feira: revisão do carro, todo cuidado é pouco, não queremos imprevistos...

Sexta-feira: Emanoel roda com o carro uns 80km e tudo certo!

O Dia: Sábado: De malas prontas, pontualmente, às 07:00h da manhã, ouço a buzina na frente de casa, é chegada a hora, dado o abraço em Zeus e uns dois minutinhos de regras de comportabilidade, despeço-me dele dando uns beijinhos em seu focinho e aquele aperto de saudade, peço a bênção a minha mãe, dou-lhe um beijo e vamos pegar mais dois passageiros, outro amigo e a mãe de Emanoel.

Primeiro sinal: Onde o drama começa! Ao parar para o embarque o carro "morre", pensamos então que era gasolina, imediatamente vai-se a um posto e compra o suficiente para no posto seguinte enchermos o tanque! Ok, vamos lá! 

Segunda parada: embarque da mãe de Emanoel, tudo certo, agora é encher o tanque e rumo à Natal!

Mas em Abreu e Lima, o carro perde a força, uma paradinha e o coração vai a mil, vem direto o pensamento "o carro quebrou", chama o reboque, já era a viagem...  Tentar pensar num Plano B, onde todos ficassem satisfeitos, mas como fazer isto, não víamos saída, não tinha outro carro, a frustração tomou conta da situação.

Manter a calma era algo de Marte, naquele momento, mas esta que vos escreve, achou logo uma saída, iríamos para um ponto em Abreu e Lima que se pega ônibus direto pra Natal, ok, mas tem um problema, não contávamos com essas passagens extras, e lá (em Natal) como seria, voltaríamos no mesmo dia, ficaríamos onde, voltaríamos com quem, e agora o que fazer?

Chamei meu companheiro de corridas e tivemos uma DV (Discussão da Viagem), fora do carro, com os ânimos exaltados, expomos as opções;
- Ir pra oficina e esperar o conserto do carro, 
- Ir os dois para o ponto de ônibus de Abreu e Lima e ir para Natal de ônibus;
- Desistir e ir pra casa.

Faz tempo que a palavra "aventura" tinha sido usada em meu vocabulário, e mais tempo ainda de ter sido posta em prática!

Movidos pela emoção e jurando que a razão resolveria tudo, conversamos com Emanoel e decidirmos ir de ônibus mesmo, clima tenso, mas aceitável para as 3 partes.
Combinamos então, de ligar para Emanoel para dar notícias sobre horários e valor de passagens. Enquanto ele ficaria com sua mãe esperando o reboque, isso já era quase 9:00h.

Chegamos então ao ponto de ônibus e a notícia: ônibus para Natal só de 13:30h, xiiiiiiiiiiiiiiiiiii, já era...

Ouvimos então uma vozes: "João Pessoa, Campina Grande, Natal..." 
Carro fretado!É isso aí, pegamos um carro fretado para João Pessoa, é aí que os ânimos vão relaxando, mesmo com o medo de ir num transporte alternativo, já que nunca fizemos isto. Mas já dizia alguém: "Quem tá na chuva é pra se molhar!", mas não imaginávamos o quanto esta frase seria verdadeira...

Alguém já assistiu ao filme: "Um parto de viagem?", confesso que não assisti, mas este título combinaria muito bem com nossa "aventura"!

4 passageiros e o motorista, por 1hora dividimos experiências, ouvimos opiniões, gostos musicais, relacionamentos desfeitos, o motorista trabalha no IML, isso mesmo, Instituto de Medicina Legal, a metade da viagem foi sobre acidentes, mortes, e necrópsias, peeeeeeeeeeeeense! E o pensamento voltava para querer saber de Emanoel, será que consertou, será que ele ainda vem...

A moça ao meu lado tinha brigado com o namorado e impulsivamente pegou o transporte alternativo para Campina Grande, mo meio do caminho o namorado liga, e diz que tinha ido fazer feira, e quando voltou ela não estava mais em casa, e não é que ela queria voltar do meio do caminho?
Olhei nos olhos dela e disse: "Meu bem, é o seguinte, você VAI para Campina Grande, passa uns dias lá com sua mãe e sua filha e se ele quiser mesmo você, ele virá atrás."
Ela me olhou e disse: "-Mas ele ligou..." 
Retruquei: "- Deixe de ser besta e tome as rédeas da sua vida!"
Ela concordou e seguimos viagem, ai, ai, agora tinha virado conselheira matrimonial, kkk!
E o assunto não parou, dessa vez foi o motorista que adora brega, e o passageiro que estudou música clássica, pense onde isso ia dar, já tenho mais de 30 anos, então fui criada ao som de uma boa música, de qualidade, de letras, melodias, que nos falavam à alma: Milton Nascimento, Caetano, Marisa Monte, Capital Inicial, e umas "aguinhas com açúcar" que não doía nos ouvidos de ninguém. Mas Brega, definitivamente não me entra, kkkk!
Imagine que o motorista teve a ousadia de dizer que a voz irritante de alguns cantores de brega era porque cantavam com paixão, com sofrimento, com emoção, kkk, peraí, tradução de emoção não é cantar com um gato preso na garganta, e a risada foi geral!

Não demorou muito e o assunto foi pro lado da "gaia", o motorista com 31 anos, já tinha 4 filhos e na dúvida se 2 era mesmo dele. Mostrou até foto, mas tinha medo do DNA, "vai que não é né véi, então deixa do jeito que tá", falou ele pra encurtar a história.

Ai, ai, com 1hora e 15 min, chegamos na rodoviária de João Pessoa, e rapidamente outro carro fretado nos esperava, agora, direto pra Natal. 

Curiosamente, os outros dois passageiros também era 1 homem e 1 mulher, esta era de São Paulo e estava de férias em Ponta Negra (Natal), e o homem era morador de Natal. 
O motorista, não tinha nem 45 anos e, pra variar, 5 netos. Ôxe, o povo daqui só dirige e faz menino, kkk!
"Show de bola" e "muído" eram as gírias da hora, kkkk! Sem falar que a voz do motorista era igualzinha a de Leonardo, o cantor sertanejo, não falei nada para não "inflar o ego" do rapaz, kkk!


Quase na metade do caminho para Natal, o carro do homem começa a dar uns sinais de que não iria aguentar a viagem, umas batidinhas, um pouquinho dágua, uma paradinha em cada posto de gasolina... cheguei a pensar se este dia era mesmo um bom dia pra sair de casa... Quem não lembra do desenho abaixo: "- Ó dia, o az..."

Depois de 3h de viagem, chegamos em Natal, um passeiozinho pela Orla (Praia dos Artistas)

 e seguimos para bendita Praça Cívica (foto ao lado) local da largada da corrida..., sem descanso,  sem nenhuma mordomia, procuramos um lugar para almoçar...após uma breve pegunta ao dono do restaurante, lá vem a pergunta: "- Vocês são de Pernambuco, não é?"
Ficamos curiosos pela explicação. "-Somos, sim!"
"É que o jeito de falar "pois é", denunciou logo a naturalidade, kkk! "
Eita, agora no rol da fama, imagine se ele soubesse o que já tínhamos passado, vixe!
De barriga cheia e roupa trocada no banheiro do restaurante fomos à espera dos kits, pego na sexta-feira por um casal, nossos mais recém-amigos!
15:45h estávamos vestindo a blusa, colocando chip e número de peito tudo no meio da rua! Se eu fosse parar e pensar no que tava fazendo, sei não viu, não me reconheceria..., mas corredor é bicho engraçado, quando vê já tá pronto! E sorridente!
Largada: Não deu tempo de alongar, de tentar ver o percurso, de comprar um gel carboidrato, nada, nadica de nada, o estresse ainda na cabeça, o cansaço, tudo aquilo que um corredor não precisa "levar nas costas", nós ainda estávamos carregando, após alguns minutos constatamos que o percurso tinha várias ladeiras, enormes e longas subidas e descidas, achando pouco, às 16:30h, após 5km descobrimos que os 10km seriam completados em 2 voltas, quase tive um treco, depois disso chuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuva, muita chuva, foram os 5km finais de total chuva, atrapalhando até o mais destemido corredor... As águas rolavam no meio da rua, tênis encharcado, pareciam pesar uns 5kg cada um, fora o medo de escorregar e o estrago ser pior, resultado: tive que andar em algum pedaço, para descansar um pouco e me proteger de possíveis quedas.
Isso, sem querer nem pensar onde iríamos passar a noite ou como voltaríamos para casa...


Terminada a corrida, mesmo com caminhadas, ainda o fiz em 1hora e 11minutos. Um horror de tempo, mas pra quem passou o que eu passei, tava de bom grado!
Encontramos com o casal recém-amigo e fomos tentar uma vaga no hotel onde eles estavam, parecíamos 2 pintos molhados, o cansaço era visível, mais ainda assim, ouvimos o rapaz da portaria dizer, "- NÃO HÁ VAGAS...tentem ali no Vila Park", hotel 3 ou 4 estrelas, da Av. Salgado Filho...



  


Na portaria um rapaz bem simpático nos recebeu, ÃH, VAGAS, NÃO, NÃO TEMOS...
Olhei para o indivíduo (gente, eu já fiz teatro, mas nenhuma peça sai tão perfeita quanto aquela que você mostra a verdade), e disse: "-Moço,viemos de Olinda para participar de uma corrida em sua cidade, veja qualquer quarto, mesmo com vista pra parede, que já serve, só queremos passar a noite, tomar um banho, tirar essas roupas molhadas e dormir um pouco..." Nessa altura do campeonato, ter tudo isso era ganhar na loteria. Ele olhou pra gente e viu nossa situação e disse: "- Já participei de corridas também, hoje não tenho mais tempo, trabalhando em hotel fica difícil...tem um quarto vago aqui!"
Pronto, graças a Deus, não ficamos na rua, o preço tava salgadinho, mas pela hora conseguimos um bom desconto!
Avisamos aos nossos amigos, marcamos a hora da volta de amanhã e subimos, mortos, cansados, exaustos, e agora felizes!


Gente, confesso que quando entrei naquele quarto meu coração se acalmou, respiramos fundo, agradecemos a Deus, um bom banho, demos alguns telefonemas, compramos alguma comida, comemos e nos entregamos aos braços de Morfeu!


No dia seguinte, exaustos e agradecidos, tomamos o café da manhã digno do mais nobre plebeu, (percebeu o trocadilho, kkk), então deu pra imaginar as longos minutos naquele recinto para saciar nossa destemida fome, kkkkk!


Ao vencedor: A VITÓRIA!
Aos competidores: AS HISTÓRIAS!


Pensar em desistir, é claro que pensamos, e em arrependimento também, mas no final das contas, mesmo com tantos gastos não programados, o saldo foi: VALEU A PENA, Ê-Ê, VALEU A PENA, Ê-Ê!
Às 11:30h voltamos pra casa, contando os tropeços, rindo de cada angústia, com mais uma medalha, dessa vez com gostinho todo especial: O DA AVENTURA!!!






Às 16:00h eu já estava em casa, contando à minha mãe, mais uma história da minha vida, ela morrendo de pena de mim, e eu já pensando na próxima, kkkk!


Beijos!


17 comentários:

  1. Simone,
    Eu teria voltado de Abreu e Lima. Aff!
    Cabeça de corredor deveria ser estudada.
    Parabéns pela coragem de enfrentar e driblar tantos problemas.
    Mais uma medalha, mais uma história.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Gilmar,

      Kkkkkk!!! Também pensei em voltar, mas...e a emoção na vida? Coisa de doido, né? Querer uma emoção que não se sabe como termina,kkk!
      Cabeça de corredor devia ser era congelada,kkkk!
      Foi aventura MESMO, graças a Deus deu tudo certo!
      Pode ter certeza que a história dessa medalha virá sempre com um "anexo"!!!!
      Valeu!
      Beijão!

      Excluir
  2. hahahah vc escrevendo ficou melhor q contando pelo celular...
    vem cá, confessa: na hora de preencher a inscrição vc escolheu a opção "com emoção"? hahahahha
    putz, q medalha suada heim?
    mas o q mais gostei foi o final: sua mãe com pena e vc pensando na próxima... hahaha... bem coisa de corredor mesmo hahahah
    amei o relato, ou como dizia o motorista/leonardo: "show de bola" :-) bjão cynnara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,amigaaaaaaaaaaaaaaaaa!
      Acho que "com emoção" tava nas entrelinhas, kkkk!
      Como sou míope, passou batido!
      Às vezes ficava imaginando se alguns de vocês estivessem em meu lugar ou ali comigo, o que fariam...
      Hoje eu digo com todas as letras FOI MASSA!
      Beijos

      Excluir
  3. esqueci de falar: ontem, vc me chamou gmail, tava em casa n :-)
    e domingo, td certo? bjs cynnara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era pra bater papo! E tagarelar sobre a corrida, kkkk!
      Vai domingo pra da Caixa, na pipoca?
      Bjs

      Excluir
    2. acho q vou p caixa sim, tô na dúvida, pois queria aumentar um pouco a quilomentragem no sábado (p tentar voltar aos 21k), mas dois dias seguidos eu n costumo correr... tô dependendo de decidir isso, se correr no sábado, aborto a do domingo, vou ver... vamos combinando ;-) bjão cynnara

      Excluir
    3. Ok, Cynnara!

      Se não fores no domingo manda um SMS, irei na pipoca mesmo!
      Quero ir à forra da Corrida Pague Menos, kkkk!
      beijão!

      Excluir
  4. Isso é a minha cara, antes dos dois rebentos que pus no mundo. Morta de inveja dessa aventura. A melhor foi: """"mas corredor é bicho engraçado, quando vê já tá pronto! E sorridente!"""" The best! Vou copiar. Teria pego o ônibus, teria implorado a vaga, teria conversado horrores no carro, teria ficado sem as unhas de ansiedade, teria acordado mais feliz que nunca! Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana,
      Hoje posso respirar dando risada, será que é possível?kkk
      Essas aventuras a gente faz mais naquela fase dos 15-25anos, onde a gente "cata" aventura!
      Fiquei apreensiva, fiquei com medo, nunca tinha pego carro fretado, não conhecia aquelas pessoas..., eu não tava sozinha, mas "responsabilidade" tem sido meu sobrenome há algum tempo...
      Então, não pensei muito, com cartão de crédito hoje em dia vc dá a volta ao mundo, a questão é que eu só ia levar 1, justamente o que não aceitava no hotel, peeense! Ainda bem que sou precavida demais, sempre fui assim, então ficou mais tranquilo.
      Não iria arriscar voltar naquela chuva toda de ônibus ou de transporte alternativo. Não tenho filhos, mas tenho minha mãe, e meu Zeus (cachorro) pra cuidar...
      Mas é isso aí, uma aventurazinha dessas anima pra caramba a vida da gente!
      Beijos!

      Excluir
    2. Corrida da caixa. Estarei lá de Baleias. Me procura. Vou te procurar. Mariana

      Excluir
  5. Menina, que AVENTURA!!!! Muito melhor que o planejado. Me rendeu alguns minutos de muitaaaaasss risadas!! Muito legal. E o comentário de Gilmar que: Cabeça de corredor TEM que ser estudada! #FATOOOO! Pois mesmo sofrendo, em poucos minutos tá pronto e sorridente. Eita endorfina suada viu! Hehehehe
    Amei seu Blog e já tô seguindo bjãoooooo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,
      Legal ter você por aqui!
      Tô seguindo seu Blog também!
      Hoje, vejo o quanto valeu a pena ter ido à Natal, mesmo com um monte de adversidades!
      Tinha horas que eu não sabia se ria ou se chorava! kkk
      Mas o que é a vida se não for vivida?kkk
      Sou do time do Gonzaguinha: "É bonita, é bonita e é bonita!"
      Claro que tomando todos os cuidados, a vida é muito valiosa pra gente se despedir dela por qualquer coisa!
      Aos amantes da corrida e da aventura, o meu abraço, com equilíbrio, claro!!!
      Beijão

      Simone

      Excluir
  6. Legal Simone!

    Com certeza essa ficará na sua mente como uma das melhores corrida/aventura!

    E o vencedor é assim: Traça o objetivo e sai tirando da frente tudo que possa impedir a realização!!! E vocês fizeram!!!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anízio

      Se esta for a primeira, não quero nem imaginar como serão as próximas, kkkkk!
      Foi dramático, mas também muito divertido!

      Senti a falta de rostos amigos por lá!

      Obrigada!

      Excluir
  7. Muito bom o relato. É bom ter estas aventuras inesperadas. No fim sempre da certo. Só não entendi porque não gostou da chuva durante o percurso. Foi tudo o que queria.
    Vou pra Corrida da CEF em Recife dia 12 agosto, espero não passar pelos probleminhas de carro.
    Parabens pelo blog.
    abs
    Ricardo
    natalcorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo!
      Aqui em Recife, quando as corridas ocorrem pela manhã, desejamos sim, um pouquinho de chuva, por causa do sol que nos torra às 8:00h da manhã!
      Mas ai já era de tarde, e pra quem não descansou um minuto desde às 07:00 da manhã, foi duro enfrentar os 10km com ladeiras debaixo daquela chuva. Roupas molhadas, tênis encharcados, enfim, tudo pesava.
      Teve uma hora que pensei que ia rolar com água e tudo, pois a água da chuva ia para o meio da rua, tive então que ir pela calçada e com medo para não escorregar.

      Adoro corridas à tarde, e melhor ainda se for à noite!
      Não deu para conhecer sua cidade como eu gostaria, mas o que vi me encantou bastante!
      Espero ir outras vezes, só que com mais calma, para conhecer a cidade!

      Obs.> Estarei na da Caixa dia 12/08.
      Abraços!

      Excluir