terça-feira, 23 de outubro de 2012

Corrida e Caminhada da Avon contra o câncer de mama

                                
Manhã gostosa de domingo, pena que não sabia o que aconteceria...
A minha leve, porém diagnosticada SBI (Síndrome da Banda Ilíotibial) volta a atacar, sorrateira, de fininho, o quadril vai dando sinais, ao tentar dar a passada mais larga sinto a dor fina tirando meu sorriso do rosto...
Para a maioria que sofre deste "encosto", percebo as queixas referente à dor do lado do joelho, pois bem, em mim ela fez morada no quadril lado direito. 
Nada de dor no joelho, chego a duvidar do diagnóstico, mas...
Bolsa de gelo alivia um pouco, andei vendo uns alongamentos em alguns blogs, colocarei-os em prática! 

Os principais músculos a serem trabalhados nos exercícios de fortalecimento para corredores com síndrome da banda iliotibial são os abdutores de quadril (principalmente os glúteos médio e mínimo), dando ênfase para a fase excêntrica desses músculos. 


Porém, toda a musculatura de quadril e joelho deve ser trabalhada.


Exercícios de propriocepção e treinos funcionais de corrida também devem ser realizados durante a reabilitação, até que o atleta possa retornar gradualmente ao esporte. Para tanto, é necessário que o corredor esteja realizando os exercícios de força e os funcionais de corrida sem dor. É recomendado que o atleta volte a correr em dias alternados, realizando pequenos sprints e evitando as corridas em declives (downhill) nas primeiras semanas. Ele pode iniciar os treinos de corrida em superfícies que ofereçam menos impacto, como a esteira, pista de borracha, gramado, para em seguida evoluir para corridas de rua. Além disso, a freqüência e a distância percorrida devem ser aumentadas somente a partir da terceira ou quarta semana após o retorno ao esporte.



Enquanto isso, tentando pensar em outras coisas, terminei o percurso  em 28min e 38 segundos.
Após a chegada e um breve descanso, nada de dores, só quando aperto do lado do quadril ou fico em alguma posição que incomoda. Fora isso, cá estou como a mais afoita das criaturas, e já procurando novas corridas...

Em novembro teremos a Meia Maratona de Natal, com um pezinho lá, já tô fazendo planos!!!



2 comentários:

  1. Oi Simone... gostei das fotinhos :-) menina, como diz Fabi, a banda tb tá querendo tocar p vc? q droga... gelo né? tb da uma diminuída no treino né? vai mesmo p Natal? eu n vou n... vou p meia em JP, soube ontem, vou me inscrever amanhã... vai ser dia 24 (a tarde), como já vou p um casamento em CG (hahaha) na sexta e no sábado estaria em JP mesmo :-) cuide-se! bjão! cynnara

    ResponderExcluir
  2. Cynnara

    Só dói no bendito quadril, kkk! Acho que minha banda tá querendo um rebolado, kkk! Um sambinha talvez resolva! Animadíssima para Natal!
    Me conta tudo de João Pessoa! Beijão!

    ResponderExcluir