quinta-feira, 10 de maio de 2012

Saiba o que é treinamento funcional e propriocepção!

Esses dois tipos de treino são as palavras da moda no mundo fitness.

Tradicionalmente, os sentidos são classificados em cinco: paladar, tato, olfato, audição e visão. Existem, entretanto, sentidos conhecidos por somáticos, que coletam informações sensoriais (dor, temperatura e posicionamento) e enviam ao sistema nervoso central.

O sentido de posicionamento recebe o nome de propriocepção e envolve aspectos estáticos e dinâmicos. O aspecto estático provê a orientação consciente de uma parte do corpo em relação à outra e o aspecto dinâmico envia ao sistema neuromuscular informações sobre a freqüência e a direção dos movimentos.

Apesar de haver várias definições para propriocepção, este termo pode ser resumido como "o sentido das articulações", ou ainda, o processo que permite ao corpo manter estabilidade e orientação enquanto se movimenta. 

Sempre que criamos propositadamente situações de instabilidade trabalhamos os mecanismos proprioceptivos de maneira voluntária (ex: uso do core board, bola suíça, rolo, rubber bands, extensores, pranchas de equilíbrio etc). Por outro lado, em situações dinâmicas onde a integridade de alguma articulação ou ligamento for colocada em risco, o mecanismo proprioceptivo atuará involuntariamente, através de reflexos inconscientes, de maneira a proteger tal articulação de uma eventual lesão (ex: quando pisamos num buraco, vários músculos se contraem rapidamente, tentando evitar que o tornozelo seja lesionado). 

Treinamento funcional é o programa de exercícios planejado para desafiar, ampliar e melhorar a atuação dos mecanismos proprioceptivos e gerar melhor postura e maior equilíbrio.
Ao contrário dos localizados, os exercícios funcionais solicitam diversos músculos simultaneamente, em cadeias. As seqüências incluem exercícios lentos para promover conscientização do movimento e exercícios mais rápidos e bruscos, onde a instabilidade criada externamente provoca respostas inconscientes ou reflexos. 
Os melhores programas de musculação e de ginástica de hoje em dia devem incluir o treinamento funcional em seu planejamento. Na musculação, especificamente, já existem linhas de equipamentos (como o Switching) especialmente desenhados para trabalhar os músculos em cadeias - o equipamento não tem banco, o praticante exercita-se em pé e tem um consumo calórico bem grande. Experimente! Fique atento às novas tendências e busque sempre um programa de exercícios completo, que inclua o treinamento funcional! 

*Escrito por: Companhia Athletica

2 comentários:

  1. Isso mesmo "menina"!!!
    Matéria excelente!

    Parabéns!

    Anízio Lopes
    http://corredorendorfinado.com.br/

    *por e-mail

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anízio!

    Sabia que essa matéria ia te acertar em cheio!
    Valeu!
    Aguarde a próxima que será só sobre TREINAMENTO FUNCIONAL.

    Abraços

    ResponderExcluir